Líderes de mercado a nível mundial

A 40.000ª JAGUAR sai da linha de produção em lagartas TERRA TRAC.

A CLAAS montou seu 40.000º modelo da JAGUAR na fábrica de Harsewinkel. Desde o início da produção de sua série do modelo JAGUAR em 1973, a empresa se transformou na líder de mercado mundial de forrageiras com propulsão própria.

Soluções inovadoras e excelente eficiência têm definido a história de sucesso da JAGUAR ao longo de quatro décadas. O exemplo mais recente: o Prêmio Inovação de Ouro recebido pela JAGUAR TERRA TRAC na feira de agronegócios SIMA em Paris.

Lançamento em 1973, primeiro sistema de orientação em 1976

O rápido aumento no cultivo de milho no final dos anos 60 exigia uma tecnologia de colheita cada vez mais produtiva, enquanto os acessórios conectados e as unidades arrastadas estavam atingindo seus limites de desempenho. A CLAAS reconheceu rapidamente o potencial desse segmento e, em junho de 1973, começou a fabricar uma forrageira com propulsão própria de alto desempenho, a JAGUAR 60 SF. Ela foi seguida apenas três anos depois, em 1976, pela JAGUAR 80 SF com um número significativo de aprimoramentos: a capacidade de separar o cilindro de corte e o rolo de entrada, um soprador de descarga e um sistema de orientação automática.

Após a expansão da série para incluir a JAGUAR 70 SF, a próxima geração, formada por quatro modelos, foi apresentada em 1983. Com vendas de mais de 7.000 unidades, a JAGUAR 690, 680, 685 e 675 transformaram a CLAAS em líder de mercado na Europa. Cinco anos depois, a série havia sido estendida para incluir seis modelos com potência de motor entre 354 hp e 215 hp.

 

A JAGUAR 800 define novos padrões

A série do modelo JAGUAR 800 foi lançada em uma produção de pequena escala pré-série em 1993. Os motores da série do novo modelo, cuja potência variava de 228 kW (310 hp) a 354 kW (481 hp), foram montados de forma transversal atrás do eixo de direcionamento, permitindo assim sistemas de direção simples e diretos, um excelente fornecimento de ar de resfriamento e fácil acesso ao interior da máquina. Essa configuração inovadora definiu o padrão para as forrageiras avançadas usadas em todo o mundo nos dias de hoje. Graças à carga favorável do eixo motriz, pela primeira vez, foi possível encaixar plataformas para oito fileiras de milho. Um acelerador foi colocado diretamente atrás do corn cracker para acelerar o fluxo do material cortado.

Uma versão especial da série do modelo JAGUAR 800 foi a FIELD SHUTTLE, que começou a ser vendida em 1997. Ela era baseada em uma JAGUAR 880 e estava disponível em versão reboque (FS 880 T) e em versão contêiner (FS 880 C). O conceito de logística inovador possibilitou engatar reboques de caminhão convencionais a uma forrageira JAGUAR ou montar um contêiner. Nesse caso, o processo de transferência da colheita ocorria no fim do campo para evitar que os veículos de transporte tivessem que se deslocar pelo campo.

Um marco de potência significativo foi superado em 2001 com 445 kW (605 hp) debaixo do capô da JAGUAR 900. Outro novo desenvolvimento foi o design totalmente novo do local de trabalho do operador.

Todas as funções passaram a ser facilmente ajustadas e monitoradas por meio de um terminal. A partir de 2003, os clientes podiam optar pela versão SPEEDSTAR de alta velocidade, com uma velocidade máxima de 40 km/h. A legendária GREEN EYE, lançada em 2006, fornecia excelentes 623 hp juntamente com inúmeras inovações para ainda mais eficiência e conveniência do usuário.

 

JAGUAR 900: A próxima geração

A série JAGUAR 900 apresentada em 2008 oferecia excelente desempenho e qualidade de corte suprema. Os novos modelos eram equipados com uma ampla gama de potências de motor, um sistema de controle de motor novo inteligente, medição contínua de umidade, a conveniência do sistema CEBIS e um novo cilindro de corte V-MAX. O sistema automático de enchimento AUTO-FILL na JAGUAR 900 recebeu medalha de ouro na Agritechnica 2009. O sistema fornece um processo de enchimento de vagão mais simples com controle automático, reduzindo significativamente a carga de trabalho do operador.

A CLAAS JAGUAR recebeu outro prestigiado prêmio na AGRITECHNICA 2011, sendo considerada a "Máquina do Ano". Entre os recursos citados pelos juízes estava o novo sistema de controle DYNAMIC POWER, que faz a correspondência da potência com a demanda. Desde 2013, a série 900 também incluiu versões de motores de alta potência, cumprindo a norma de emissões de exaustão Tier 4i.

Em 2014, a próxima geração da série do modelo JAGUAR 800 foi lançada. Nela também o sistema automático de potência do motor DYNAMIC POWER fornece máxima eficiência e rendimento tanto na faixa de carga total quanto parcial aumentando ou reduzindo automaticamente a potência do motor. Isso significa que o operador está sempre trabalhando na faixa de velocidade mais eficiente do motor e com mais conforto do que jamais visto antes na cabine reprojetada.

No ano fiscal de 2017, a CLAAS apresentou uma versão aprimorada da série JAGUAR 900 de forrageiras que têm se firmado ao longo de muitos anos. Os novos recursos: uma força motriz da plataforma infinitamente variável, um sistema de fluxo de colheita ainda mais aprimorado, um novo conceito de chassi e o sistema CLAAS AUTO FILL para descarregamento lateral e posterior sem perda.

 

O número 40.000 é uma TERRA TRAC

O membro mais recente da família CLAAS JAGUAR, juntando-se a ela em 2018. é a JAGUAR 960 TERRA TRAC. Essa é a primeira forrageira a ter um sistema de lagarta integrado de fábrica. O novo conceito oferece proteção ideal do solo em todas as condições enquanto permanece estreita o suficiente para deslocamento em vias públicas. Um sistema inteligente de proteção de cabeceira evita dano à cobertura de grama e permite operação o ano inteiro. Essa máquina inovadora foi reconhecida com o Prêmio Inovação de Ouro na feira de agronegócios SIMA em Paris.

Com doze modelos em duas séries de modelos, a CLAAS oferece assim uma linha abrangente de forrageiras com propulsão própria para toda e qualquer área de aplicação. Desde o início da produção da JAGUAR, a CLAAS também vem desenvolvendo as plataformas, colocando mais ênfase no fluxo de colheita ideal e máxima eficiência. Atualmente, a barra de corte DIRECT DISC, o PICK UP e a plataforma de milho ORBIS estão disponíveis.

A 40.000ª JAGUAR saiu da linha de produção em lagartas TERRA TRAC e com um design especial nos painéis laterais. Esse marco na produção também será marcado pela implantação em todo o mundo de máquinas de demonstração com o desenho do felino grande na lateral.