Novidades da familia Claas

Helmut Claas é premiado com a Medalha Diesel

Helmut Claas, sócio diretor do grupo CLAAS há muitos anos, recebeu do Instituto Alemão de Inovação (Deutsches Institut für Erfindungswesen) a Medalha Diesel na categoria "melhor desempenho em inovação".

Helmut Claas transformou o negócio fundado em 1913 pelo pai e os irmãos dele em uma das empresas líderes mundiais em tecnologia agrícola. Hoje a empresa é dirigida por sua filha Cathrina Claas-Mühlhäuser, na terceira geração. Helmut Claas nasceu em Harsewinkel em 1926, sendo o mais velho de três filhos. De 1948 a 1954, estudou engenharia mecânica na Universidade Técnica de Hannover (Technische Hochschule Hannover). Nesse período, também cursou um semestre em Viena e estudou um ano de agricultura em Paris. Sempre dedicou especial atenção ao desenvolvimento de produtos inovadores e à sua produção econômica em série. Diversas inovações foram iniciadas por Helmut Claas ou contaram com a sua participação. No início dos anos 70, por exemplo, desenvolveu-se a série DOMINATOR, cuja ideia básica era a forma de construção modular, ou construção em plataforma. O DOMINATOR tornou-se um dos modelos de colheitadeira mais bem-sucedidos mundialmente. Mais tarde, o modelo sucessor LEXION também foi desenvolvido nessa era. Até hoje, essa ceifadeira é considerada a mais moderna e eficiente do mundo. Outra história de sucesso foi o desenvolvimento da forrageira autopropelida JAGUAR, com a qual a CLAAS conquistou a liderança no mercado mundial.

A Medalha Diesel, considerada o "Oscar dos inventores", é o mais antigo prêmio de inovação da Alemanha e foi lançada em 1953 por iniciativa de Eugen Diesel, filho de Rudolf Diesel. Além do desempenho científico, o prêmio homenageia principalmente a ação empresarial baseada nas invenções. A comissão avaliadora da Medalha Diesel é formada por mais de 40 diretores de tecnologia e executivos com responsabilidade empresarial.